segunda-feira, 8 de julho de 2019

Seus Funcionários Indicariam a sua Empresa?

Vou escrever hoje um pouquinho sobre Psicologia Empresarial.
Nos meus mais de 25 anos de carreira profissional, trabalhei, mas acima de tudo conheci e conversei com muitos proprietários, diretores e gerentes de várias empresas.

Alguns são fantásticos, assim como seus resultados, e seus funcionários lutam diariamente para manter o emprego, pois são valorizados, respeitados e ouvidos.

Já outros acham que funcionário só atrapalha, que, se não estiver satisfeito, sempre tem outro, que há direitos demais etc.

Esses sempre têm os funcionários que têm medo de perder o emprego, e não vontade de manter. Trabalham por obrigação, mas sem preocupação, e sem a mesma motivação e qualidade. E os resultados, bem sabemos, são bem piores do que os das empresas geridas em prol da qualidade e da produção.

Você, enquanto líder ou gestor, deve se fazer uma pergunta bem simples: "Meus funcionários indicariam minha empresa para outras pessoas ou clientes?" E outra, mais simples ainda: "Se receber uma proposta igual ou minimamente melhor financeiramente, meu funcionário ficaria comigo?"

Se as duas respostas forem não, meu caro, é hora de mudar os seus conceitos. Entender que, se o trabalho não pode ser feito apenas por você, é preciso ter cuidado e empatia com quem você lidera. Para um funcionário insatisfeito lhe deixar na mão, é preciso muito pouco.

Salários compatíveis, benefícios reais, clima e ambiente de trabalho voltados para a produção, gestores que se preocupam com o lado pessoal e não apenas com o resultado produtivo, entre outras coisas, fazem muita diferença no dia a dia da empresa.

Colaboradores mal alocados, promoções mal planejadas, tratamento diferenciado, excesso de regras e poucas permissões... tudo isso causa desmotivação. E não há nada mais perigoso do que um funcionário desmotivado.

Procure saber o que acontece com a sua empresa, e seja honesto e claro com seus funcionários. Se estiver com problemas, peça ajuda, organize-se e não transfira sua raiva para as únicas pessoas capazes de te ajudar.

Precisando de uma auditoria de RH? Saiba mais, entre em contato!"


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Síndrome de Stendhal

A Síndrome de Stendhal é uma condição psicológica rara, mas fascinante, caracterizada por uma reação emocional intensa e quase avassaladora ...