segunda-feira, 6 de julho de 2020

Rotina

Muitas pessoas usam a palavra "rotina" como uma coisa ruim, muitas vezes com tom pejorativo e só se lembram que precisam "sair da rotina", viver alguma coisa nova, diferente.

Mas, na verdade, poucas coisas na vida são tão importantes como a rotina e nesse momento que vivemos, em plena pandemia, ela é ainda mais importante.

Se você está em isolamento por fazer parte do grupo de risco, ou por simples amor à sua vida e por empatia com a vida das outras pessoas, ou mesmo infelizmente perdeu seu emprego e não precisa sair de casa, a rotina é praticamente um alicerce para os seus dias.

Ter um horário para acordar, atividades pré-determinas para fazer, mesmo que sejam coisas simples, como limpar um cômodo, organizar uma gaveta, tentar uma receita nova e, claro, uma maneira de exercitar o corpo e sempre maneiras de exercitar a mente. Seja com leituras, filmes, planilhas, cursos on-line e etc.

Se você tem possibilidade de fazer seu trabalho em casa, a organização da rotina é ainda mais importante, para se manter focado e concentrado no trabalho, mesmo que não tenha o chefe na sua cola, funcionários lhe fazendo perguntas ou colegas tirando seu foco para um cafezinho e etc.

Com rotina seu dia passa com mais facilidade, sua sensação de cumprir as tarefas colabora com a estima e você pode se sentir grato por poder ficar seguro em casa, ao invés de praguejar por ter que ficar em casa.

Mesmo em períodos chamados normais, a rotina é importante. Cumprir com os horários determinados, aparecer nas reuniões e eventos combinados, respeitar as pessoas que dependem de você para cumprir a rotina delas entre tantas outras coisas.

Aí, quando aparecer uma viagem, uma festa, um evento com amigos, você pode tranquilamente quebrar sua rotina, pois terá a tranquilidade de saber que nada ficou para trás, que todas as obrigações estão em dia e que não vai precisar abrir mão dos momentos de felicidade para correr com uma obrigação que ficou para trás.

Boa semana, dentro da rotina, para todos nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Síndrome de Stendhal

A Síndrome de Stendhal é uma condição psicológica rara, mas fascinante, caracterizada por uma reação emocional intensa e quase avassaladora ...