segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Lágrimas de Crocodilo

 Por vezes nem as melhores atrizes ou os melhores atores, conseguem chorar tão bem, quanto uma pessoa comum que precisa das suas lágrimas para enganar alguém.

Normalmente nos comovemos muito facilmente com o choro do outro, basta ter um pouquinho de empatia para correr o risco de cair no conto das lágrimas de crocodilo.

E na enorme maioria das vezes, essas lágrimas são utilizadas para tentar fazer com que a outra pessoa sinta-se culpada por algo que não fez, seja piedosa para entregar algo que a outra não merece ou fingir sentimentos que não existem e nem nunca existiram.

Mas, como saber, como julgar as lágrimas dos outros e como se tornar insensível a ponto de ver alguém chorar e não sentir nada...

Isso realmente não é bom e nem saudável. Devemos lembrar que a empatia é o que nos aproxima e que nos faz mais fortes em sociedade, em comunidade e ignorar a dor do outro pode ser ignorar a própria dor no futuro.

O que todos precisamos é de mais autoconhecimento, amor próprio e serenidade.

Se nos conhecemos suficientemente bem, os riscos de sermos passados para trás emocionalmente por pessoas que querem apenas nos usar, é menor. Quando sabemos bem o que fizemos, quais são as nossas responsabilidade e como agimos, é quase impossível alguém conseguir imputar em nós uma culpa que não devemos carregar e mais, conseguimos assim desmascarar e nos afastar de quem chora sem razão nenhuma, exceto querer nos fazer mal.

Se temos o nosso amor próprio em dia, não precisamos entregar o que não temos ou mais do que temos para quem tenta chantagear e atacar com falsas lágrimas o nosso lado emocional. Se há uma condição, cobrança ou exigência material ou emocional, já podemos saber que aquela pessoa não quer apenas nosso bem e sim tudo o que temos.

E por fim, serenidade, para não deixar a impulsividade agir e assim evitar a decepção e a frustração. Respirar, pensar, responder depois. Uma das armas de quem chora é deixar o outro vulnerável e fazê-lo agir naquele momento, para curar a dor de quem chora, resolver seus problemas, lhe trazer conforto. Se você diz que precisa de tempo para pensar, a mudança é drástica e dramática e fica fácil perceber que as intenções eram diferentes.

É isso pessoal, acolha quem precisa, dê colo a quem não tem condições de ficar sozinho, mas não descuide, porque infelizmente, de santo o inferno está cheio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Síndrome de Stendhal

A Síndrome de Stendhal é uma condição psicológica rara, mas fascinante, caracterizada por uma reação emocional intensa e quase avassaladora ...