segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Ilusão Afetiva

 Muitas são as expressões novas que os mais velhos tem dificuldade de entender e identificar o sentido, restando a nós recorrer aos mais jovens e menos propensos a serem indelicados, tentarem nos explicar o que significam as expressões e os nem tão antigos assim, como eu, recorrem ao Google para tentar decifrar algumas coisas que começam a aparecer com grande frequência na tela do computador e do celular.

Outro dia fui pesquisar o que significaria " O Golpe tá aí, cai quem quer" e se entendi bem, significa, de certa forma que alguém está solteiro e sem vontade de assumir compromisso, dando o "golpe".

Isso muito me parece com o que chamamos, em psicologia, de Ilusão Afetiva, que é a falta de amor próprio de algumas pessoas com relação à permissões e abusos em seus relacionamentos.

Alguém que mesmo sabendo que não á a única opção, se abre para tentar mudar a personalidade de alguém que não quer nada além de passar o tempo, aumentar sua lista de conquistas ou cuidar da própria estima, enquanto acaba com a da outra pessoa.

O Ponto aqui, na verdade, é a necessidade que alguma pessoas tem de se sentirem queridas, de estarem presentes em círculos que não se encaixam com a sua realidade, de fazer parte de grupos que nada acrescentam a sua vida vazia.

O que precisamos é de mais afeto e menos ilusão, mas amor próprio e menos solidão no meio de um universo de pessoas, mais aceitação e menos lamúrias, mais honestidade e menos exposição.

Mas, como eu digo normalmente, isso é papo de velho, de quem ainda se preocupa com algumas coisas que hoje estão muito longe de existir. Afinal de contas, pelo jeito, só cai no golpe quem quer...

Boa Semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Síndrome de Stendhal

A Síndrome de Stendhal é uma condição psicológica rara, mas fascinante, caracterizada por uma reação emocional intensa e quase avassaladora ...