Não existe nada mais chato e irritante do que as pessoas que ficam "competindo" com suas conquistas, ou até mesmo com o seu sofrimento.
Pessoas que tentam diminuir seus feitos, atrapalhar sua alegria, destruir seu orgulho ou minimizar seu sofrimento.
Esse tipo de gente é tóxica, invejosa e com muito pouco para cuidar em sua própria vida, satisfazendo-se, portanto, em ser o "estraga prazeres" da turma, das pessoas conhecidas, ou até mesmo de desconhecidos que nem sequer pediram a opinião deles, ou se dirigiam a eles na conversa.
Esses mal amados e mal humorados tentam desdenhar quando alguém fala de seus feitos, mesmo que pequenos.
Por exemplo, uma pessoa diz que achou uma nota de R$ 10,00 na rua, o "sabichão" já vem com " Já achei várias vezes R$ 50,00". Ou uma pessoa diz com toda felicidade que vai viajar para um lugar que sempre sonhou e a estraga prazeres, ao invés de mostrar felicidade com a conquista da pessoa, diz algo como " Já fui para lá antes", ou "Nossa, nem é tudo isso", ou "Já fui para vários lugares mais legais".
Uma mãe pode se mostrar extremamente orgulhosa por seu filho ter passado na faculdade, mas a invejosa do lado vai tentar desmerecer o curso em que o filho da outra passou, ou tentar convencer a todos que seus filhos, sobrinhos ou netos dos papagaios fizeram cursos melhores, ou que ganham mais dinheiro, ou qualquer outra imbecilidade desse tipo.
Pior ainda são as pessoas que competem para ver quem sofreu, ou sofre mais, como se isso fosse sinal de algum poder, ou qualidade.
Uma pessoa pode estar triste ou chateada porque luxou um braço, ou quebrou um dedo. Os Cavaleiros do Apocalipse já vem dizer que já quebraram o braço ou a mão inteira. Alguém pode se mostrar inconformado por ter tido seu celular roubado, mas o agourento da sabedoria faz questão de dizer que aquilo não á nada, pois sua casa já foi roubada antes.
E assim existem muitos e poderia aqui passar dias escrevendo exemplos esdrúxulos, porém infelizmente reais.
Por favor, seja empático, seja compreensível, não tente se comparar com quem está feliz ou sofrendo, cada um tem sua própria vida, cada um tem suas dificuldades e suas conquistas.
Não seja essa pessoa que tenta se comparar com as outras, cuide da sua vida e opine apenas se for chamado para isso e, ainda, apenas para colaborar e não para transtornar.
Obrigado. De nada.
Boa Semana
Nenhum comentário:
Postar um comentário