segunda-feira, 25 de julho de 2022

Sentir culpa por não se sentir culpado

Muitas pessoas tem enorme dificuldade em falar não, em serem "egoístas" com seus pequenos prazeres, têm receio de falar a verdade, tudo para não sentirem-se mal em relação à outras pessoas, em geral amigos, pares ou família.

Isso acaba gerando um sentimento de culpa. Toda vez que você aceita um convite para um evento que não queria ir, quando abre mão de comprar alguma coisa para si mesmo, porque não poderia comprar para outras pessoas, ou quando preferem mentir, ou se esconder, para que não tenha que justificar para outras pessoas por onde esteve, ou que estava fazendo.

E, claro, o pior de tudo é saber que o grande culpado por esse sentimento é você mesmo, que se coloca nessas situações por dificuldade de posicionamento, falta de amor próprio, ou carência.

Pois bem, se é para se sentir culpado de qualquer maneira, culpe-se por não sentir culpa dos seus próprios atos.

Culpe-se por dizer não e ficar com a consciência tranquila por não se obrigar a fazer o que não gosta, culpe-se por tomar sozinho aquele copo de sorvete em um dia de calor com o troco que sobrou de alguma conta, culpe-se por ser honesto e dizer que não gostou do que um primo disse no grupo da família, ou que o sapato do seu par não combina com a calça, ou que sim, foi ao cinema sozinho em uma tarde de terça-feira.

Não deixe a sua culpa ser responsável por sua tristeza, se é para sentir culpa, que seja uma enorme culpa, por se sentir sempre bem consigo mesmo, e feliz!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Síndrome de Stendhal

A Síndrome de Stendhal é uma condição psicológica rara, mas fascinante, caracterizada por uma reação emocional intensa e quase avassaladora ...