segunda-feira, 8 de agosto de 2022

Humilhação

Humilhação é um sentimento negativo que é oriundo de situações em que pessoas se colocam, ou são colocadas em situações de submissão e sem defesa.

Pessoas em situação de fome que se digladiam em busca de restos e ossos, estão sendo humilhadas por seus governantes. Pessoas tímidas vítimas de brincadeiras idiotas quando estão em grupos, se sentem humilhadas. Pessoas que não conseguem se defender de agressões ou opressões impostas por terceiros, se sentem humilhadas.

Contudo, nada é pior do que pessoas que se humilham para ganhar atenção, para buscar reconhecimento, para ter uma companhia, que se submetem às decisões de outras pessoas por medo ou carência e que depois, sozinhas, se perguntam o motivo de tamanha falta de amor próprio.

Implorar por atenção é uma forma de humilhar a si mesmo, pedir perdão de joelhos ou não, por algo que não cometeu apenas para não "perder" uma pessoa, também é um ato de humilhação.

Impor comportamentos, dar ordens descabidas, provocar os mais vulneráveis, sempre através do medo e da prerrogativa da subordinação, também são formas de humilhar, muito utilizadas por proprietários, militares, políticos e religiosos que invocam para sim poderes divinos que por ninguém os foi concedido.

Dobrar-se a essas imposições em silêncio pode causar um sentimento de impotência compatível com a auto-humilhação.

É preciso respeitar, mas saber o motivo do respeito. Entre humanos a hierarquia só pode ser concebida pelo espaço, ou seja, não invadir o espaço individual da outra pessoa, pelas leis, por mais que precisemos discutir algumas, pela idade e pelo conhecimento e ainda assim, os que mais conhecem normalmente não tentam parecer superiores, enquanto muitos meros bacharéis gostam de ser chamados de doutores.

Não se deixe humilhar por figura patéticas que precisam se sentir superiores e jamais humilhe a si mesmo para agradar quem não te agrada do jeito que você é!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Síndrome de Stendhal

A Síndrome de Stendhal é uma condição psicológica rara, mas fascinante, caracterizada por uma reação emocional intensa e quase avassaladora ...