Tem muita gente que não admite os próprios erros e muita gente que deixa o orgulho falar mais alto do que a razão.
Se abraçam em suas teorias, mesmo as mais esdrúxulas, ou muito antigas, ou que elas mesmas percebem já não fazer tão bem. Mas o orgulho é tão grande, que mudar de ideia parece um absurdo, mesmo que absurdo maior seja continuar acreditando naquilo que nem os olhos mais vêem.
Mas, na verdade, o mais legal nessa vida é perceber nossas mudanças, nossa evolução, ver exatamente como mudamos nossos pontos de vistas sobre muitas coisas, muitas pessoas, sobre o que aconteceu no passado e etc.
Aprendemos, claro, quando queremos e permitimos, todos os dias e com todas as pessoas e devemos nos permitir ouvir e analisar opiniões e pontos de vista diferentes, principalmente quando percebemos que aquilo em que acreditamos é refutado por uma grande maioria.
A maioria está sempre certa, talvez sempre não, mas na maioria das vezes provavelmente sim e devemos, ao menos, tentar ver o outro ponto de vista, por empatia, sem julgamentos ou ofensas.
Não somos obrigados a concordar com o outro, assim como não temos compromisso eterno com o que acreditamos. Devemos sempre estar abertos e prontos para novas descobertas, novos caminhos.
E se mudarmos de opinião, que bom! Significa que aprendemos a aceitar aquilo que nos faz bem e não aquilo que nos prendeu no passado.
Mudem sempre que for preciso, sem medo, sem precisar dar explicações. Afinal, cada um acredita naquilo que melhor lhe convém.
Boa semana!
Nenhum comentário:
Postar um comentário