Pessoas podem ser manipuladoras e possessivas ao mesmo, mas manipulação e possessão são coisas diferentes e é mais comum que apareçam separadas.
Pessoas manipuladoras são aquelas que convencem outras a fazerem o que elas querem, ou que creditem nelas, mesmo que seja algo que vai prejudicar quem acredita.
A manipulação é muito grave, tanto nos relacionamentos, como na vida pessoal. Pessoas manipuláveis acreditam em coisas que parecem não ter sentido, mas que foram ditas por alguém "confiável", então elas acreditam estão certas.
A pessoa que é manipulada, aos poucos, vai perdendo a identidade e o amor próprio, não confia mais em si mesma e aos poucos vai se perdendo, deixando de lado seus valores, suas crenças e seu passado, o que consequentemente vai afetar sua qualidade de vida e seu futuro.
Já as pessoas possessivas, são aquelas que querem cuidar da vida do outro, dar ordens, escolher o que o outro vai vestir, comer, para onde vai, controlar seus horários e assim por diante.
Por vezes deixa a própria vida de lado, para garantir que a vida do outro esteja acontecendo da forma prevista.
Quando além de cuidar da vida alheia o possessivo consegue convencer o outro de que faz todas essas barbaridades pelo próprio bem dessa pessoa, conseguimos juntar a possessividade com a manipulação.
Todas as pessoas envolvidas nesses casos, tanto as abusadoras, quanto as abusadas, precisam trabalhar a saúde mental, pois esses são problemas de personalidade graves que precisam de tratamento rápido.
Viva a sua vida, cuide do que lhe pertence, assuma seus erros. E não se deixe levar pela conversa dos outros. Apenas você é capaz de saber o que é melhor para si mesmo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário