sexta-feira, 29 de abril de 2011

Amizade


A Amizade é um sentimento abstrato, assim como os outros, mas que podemos personificar. A amizade tem rosto.

Portanto, na imagem de uma pessoa ou mais pessoas podemos enxergar a palavra amizade.

E como é bom ter amigos, ter com que contar, com quem partilhar segredos e descobertas, ter com quem passar horas no telefone ou em silêncio, um ombro para derramar todas as lágrimas do mundo...
Um amigo é uma dádiva e para mim, assim como o amor, uma amizade, nunca acaba, aliás, a amizade é uma das formas de amor.

Mas algumas pessoas definem os amigos e a amizade de muitas formas e com palavras muito belas, que em sua maioria, a meu ver, tratam as coisas de forma superficial, como se colegas fossem iguais aos verdadeiros amigos.
.
Mas afinal, onde estão os amigos? Quem são eles?

Os amigos são aqueles que vão contigo para a balada ou para a igreja, assistir a um jogo de futebol ou uma peça de teatro, não se esquecem do seu aniversário e te fazem companhia.

Mas será que só isso basta. Como saber se essas pessoas que nos cercam, são realmente amigos?

Bem, como sempre de acordo o meu singelo ponto de vista, vou expor meu pensamento de como se mostra o verdadeiro amigo.

Amigo não é aquele que apenas vai contigo para a balada e nem mesmo aquele que lhe faz companhia se você não quiser ir. Amigo não é aquele que vai te defender na briga, nem aquele que depois te faz os curativos.

Amigo é aquele que vai procurar evitar que você brigue que vai não apenas dar conselhos, mas se certificar que seus conselhos estão sendo seguidos.

Amigo é aquele com quem você pode contar, sempre que precisar, mas é aquele que vai se recusar a te ajudar a fazer algo que depois possa te machucar. Amigo de verdade é aquele que sabe lhe dizer “Não”.

Amigo é aquele que você vai deixar de lado para “ curtir “ com os colegas e depois, quando se arrepender e precisar de apoio, vai estar lá, não para te reerguer, mas para te ajudar a entender que o mundo não é feito apenas de festas.

Um amigo, jamais conversará apenas sobre o presente, ele vai lhe abrir os olhos para o futuro. Um amigo jamais lhe dirá “ Aproveite o momento “ ele dirá “ Certifique-se de que o prazer desse momento compensará as consequências no futuro “. E principalmente, um amigo é aquele que não te abandona, depois de ter te ajudado a atrapalhar a sua própria vida, é aquele que não te vira às costas quando seu dinheiro acaba, quando seu emprego não pode mais ser vantajoso, quando você por algum momento enfrenta momentos de estado depressivo.

Você saberá reconhecer um amigo, quando ele não lhe acompanhar ao dirigir embriagado, quando ele não sair com você para comprar drogas, quando ele não limpar a sua barra para você trair seu par.

Você saberá reconhecer um amigo, quando tiver plena certeza de que jamais precisará mentir e que jamais será enganado.

Todo aquele que te acompanha nesses caminhos cujas placas de alerta ficam piscando bem na frente do seu nariz, mas são ignoradas, não são seus amigos. Esses são aqueles que não querem se afundar sozinhos, que não assumem responsabilidade pelas próprias vidas e que se apoiam nos seus erros para justificar os deles e, portanto, precisam levar alguém junto para o fundo. E muitos se afogam abraçados em nome de uma amizade que na verdade nunca existiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Síndrome de Stendhal

A Síndrome de Stendhal é uma condição psicológica rara, mas fascinante, caracterizada por uma reação emocional intensa e quase avassaladora ...