terça-feira, 31 de maio de 2011

Honra


Será que em uma enquete feita nas escolas de ensino médio os alunos saberiam dizer o que significa a palavra "Honra"?

Me lembro como se fosse ontem o dia em que escrevi esse artigo, há pouco mais de 8 anos atrás.

Não era o tema que eu tinha planejado para aquela semana, mas após passar conseguir pagar umas contas que estavam me preocupando, comecei a pensar no assunto.

Fui criado ouvindo que não havia nada mais importante e que deia ser cuidado com todo esforço do que meu Nome. E sempre segui isso à risca, me virando sempre de todas as maneiras para permanecer com ele limpo, intacto, honrado.

Só que hoje eu vejo que muitas pessoas não se preocupam mais com isso e que "esse negócio" é besteira.

Fico me perguntando, se “esse negócio” realmente ainda existe, o que significa hoje em dia e se vale realmente à pena se preocupar com essas coisas.

Antigamente, tínhamos que defender a nossa honra, matava-se por isso, tínhamos que honrar nosso nome, hoje o nome não tem mais valor nenhum, grande parte das pessoas não se preocupa em ver seu nome correndo na praça, seja por inadimplência, seja por vulgaridades e, veja bem, cada um faz o que bem entender com a própria vida e vulgaridade pode ter significados diferentes para diferentes pessoas.

Tínhamos que defender a honra da família, isso também gerava conflitos que podiam terminar de forma trágica, mas hoje, muitos nem se preocupam com os próprios pais, que dirá com o nome da família.

Contudo o que mais me incomoda é que precisávamos honrar nossa palavra, que era muito mais importante do que qualquer papel assinado. Mas hoje, com o império da mentira e da hipocrisia, a palavra já não tem mais valor nenhum. O que se fala, não é aquilo que se faz, não é aquilo em que verdadeiramente a pessoa acredita e não é o que realmente sente.

Pelo jeito a palavra morreu junto com a honra e podem apostar que muitos jovens não sabem o que queremos dizer quando usamos a expressão “Homem de palavra“

A situação se tornou tão banal, que hoje em dia "Perder a Honra“ não tem mais valor nenhum. Parece que da gramática foi excluído o verbo honrar, e ficamos com a impressão de que não se pode perder, o que na verdade nunca se teve...

Photo by Mahdi Asadi on Unsplash

2 comentários:

  1. Honra, quantos a têm? Não precisamos mais como nos velhos tempos matar para "manter a honra". Honra também pode ser abdicar-se de algo para que outros se sintam melhor. À isto também podemos chamar de altruismo, o que de certa forma é manter a honra. Honra naquilo que se aprendeu, honra a aquilo que se chama responsabilidade, ou seja, honra a valores.
    abs
    ELIas

    ResponderExcluir
  2. Olá Elias,
    Verdade, temos vários caminhos para encontrar, manter e até mesmo mostrar nossa honradez.
    Infelizmente, hoje em dia, está cada vez mais fácil encontrar pessoas que desconhecem o significado e as atitudes que constroem essa palavra.
    Abraço!

    ResponderExcluir

Síndrome de Stendhal

A Síndrome de Stendhal é uma condição psicológica rara, mas fascinante, caracterizada por uma reação emocional intensa e quase avassaladora ...