sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Grupos e Indivíduos



Quem são as pessoas que conhecemos e quem somos nós?
Por que o EU é tão diferente quando o EU se junta a outros e forma o NÓS?

Por que tímidos se tornam desinibidos, por que pessoas calmas e sossegadas podem se tornar violentas, aquele que mal consegue dirigir uma palavra a uma pessoa consegue gritar no meio da multidão?

O Conjunto de pessoas, formado por um ou mais líderes, é o álcool que embriaga a mente do EU.

Quando se juntam torcedores uniformizados de uma equipe, o EU desaparece e o conjunto o torna um EU forte, desinibido, destemido, como o efeito de um Whisky duplo na balada para ter coragem de se aproximar da garota desejada.

Quando se juntam fiéis da mesma igreja, o EU some e surge um grupo uníssono que consegue juntar coragem para espalhar sua crença, por vezes escondida no EU solitário.

Enfim, o EU e a sociedade são coisas muito distintas. O EU, por exemplo, pode ser internamente a favor, por exemplo, das palavras de um lunático, enquanto o NÓS vai ser radicalmente contra, porque o NÓS é politicamente correto e acompanha a corrente.

O EU votou TIRIRICA para "brincar" e fez dele o deputado federal mais votado do Brasil, mas o NÓS jamais votou, pois não encontramos ninguém que tenha cometido tamanho desajuste.

Acredito que precisamos viver um pouco mais intensamente o nosso EU, pois só assim nossas crenças, vontades e pensamentos passarão a ter mais valor.

Pensar e agir individualmente de um jeito e coletivamente de outro, faz com que não sejamos nós mesmos e sim apenas uma parte. Uma parte de um coletivo, que nem sempre, ou quase nunca, exprime a realidade do nosso EU.

Photo by Ian Parker on Unsplash

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Síndrome de Stendhal

A Síndrome de Stendhal é uma condição psicológica rara, mas fascinante, caracterizada por uma reação emocional intensa e quase avassaladora ...