sábado, 1 de outubro de 2011

Um Mundo Para Cada Um



Quase todos estão errados e uns poucos estão certos, claro que entre esses poucos estou eu...

Não, essa não é uma frase minha, nem uma colocação minha e muito menos o meu pensamento, mas infelizmente é o que ocorre na maioria dos casos, com a maioria das pessoas e em qualquer assunto que possamos pensar.

Ouvir a ideia de outras pessoas, aceitar considerações, pensar a respeito de novas possibilidades, admitir um passo errado, uma atitude incoerente. Nunca!

Podemos escolher qualquer assunto, qualquer banalidade, que teremos sempre o mesmo veredicto.

Uma simples escolha de um time de futebol, pode levar à morte. A escolha da sua religião, pode ser atacada e seu nome entrar na lista daqueles que ficarão parados do lado de fora da porta do céu.

O Partido Político que vai receber o seu voto pode fazer com que você seja massacrado e até mesmo ameaçado.

Sua opção sexual lhe leva a ter medo de frequentar diversos lugares. Enfim, todos querem ter razão, sem entender que todos sempre estão errados.

Podem dizer que a unanimidade é burra, e até considero o mesmo, mas enquanto não houver unidade em torno de uma opinião, não haverá nenhuma que possa ser considerada correta.

Claro que eu, como qualquer um, tenho minhas escolhas, meus pensamentos, minhas preferências, o que eu faço e o que eu prefiro não fazer, mas respeito, escuto e discuto todas as opiniões e tenho ciência de que não estou certo e sim apenas fazendo o que EU CONSIDERO certo.

Tenho meu time de futebol, mas tenho amigos que torcem para outros, de quem eventualmente tiro sarro, e, atualmente, tiram mais sarro ainda da minha cara. Não deixamos de ser amigos por causa disso, e muito menos brigamos por causa de futebol.

Não tenho escolha religiosa e nem certeza sobre o que acredito ou não, mas escuto e leio com muita atenção e interesse tudo aquilo que me dizem. Tenho o meu sentimento e ponto de vista, mas não saio fazendo confusão e nem ofendo estes que escolheram uma crença diferente ou qualquer outra tipo de devoção.

Enfim, queria apenas que as pessoas se respeitassem mais, fossem mais humildes e buscassem sempre aprender mais sobre tudo, para poder defender seus pontos de vista e abrir a possibilidade para uma mudança de opinião, sempre de forma pacífica e educada.

Afinal, o Mundo é um só, mas não tem um dono...

Photo by Ben White on Unsplash

2 comentários:

  1. Não tenho palaavras para comentar teu texto. Falou tudo.
    A humanidade vai desaparecer por que todos estão certos.
    abs

    ResponderExcluir
  2. Olá Elias,
    Verdade. "O Mundo vai acabar" e a culpa é de ... Todo Mundo e de ninguém.
    Abraço!

    ResponderExcluir

Síndrome de Stendhal

A Síndrome de Stendhal é uma condição psicológica rara, mas fascinante, caracterizada por uma reação emocional intensa e quase avassaladora ...