segunda-feira, 10 de julho de 2017

Celulares e Grupos


Todos sabemos que vivemos hoje em um enorme BBB.

Mas não são apenas com as câmeras que devemos tomar cuidado, devemos nos preocupar também com nossos telefones e com o que fazemos com eles.

Vi uma “matéria” essa semana na página do Sensacionalista com alguns “prints” de conversas em grupos de whatsapp que tiveram mensagens enviadas por engano. Isso é absolutamente normal e muito frequente. Mas a “graça” das situações inseridas nas conversas por acaso, é que são erros de envio constrangedores para quem enviou e que causam surpresa nas outras pessoas do grupo que receberam as mensagens. Mulheres chocadas com vídeos postados errados pelos maridos, mães chocadas com as mensagens que as filhas estavam tentando mandar para amigas e namorados, entre outras coisas.

Mas, isso é pouco perto de divulgações mais graves. Porque somos inseridos nesses grupos, mas nem sempre conhecemos bem todas as pessoas que fazem parte deles e nem sempre sabemos se podemos confiar em todos que lá estão, mesmo grupos mais restritos.

Vou citar aqui um caso que aconteceu logo depois da tragédia com o avião da Chapecoense. O Comentarista Mauro Beting, que havia acabado de se desligar da Fox enviou no grupo de jornalistas, supostamente seguro, um áudio emocionado sobre o colega Mario Sérgio, morto no acidente, no qual revelou o desejo do amigo de se desligar do trabalho em virtude de muitas coisas, entre elas as viagens mal planejadas e a necessidade frequente de sair de São Paulo para o Rio e mais outras coisas. O áudio “vazou” na Internet e colocou o jornalista em uma situação constrangedora. Teve de pedir desculpas publicamente e obviamente abandonou o grupo e, claro, ninguém admitiu ter passado a informação adiante.

Mas não são só essas situações em que é preciso ter cuidado. Todos lembram, também, das colocações infelizes da finada ex-primeira dama do nosso País, usando palavras de baixo calão em alto e bom som e zombando, para ser simpático, do nosso sofrido povo.

Além, claro das gravações em que nossos queridos corruptos aparecem fazendo ameaças de morte entre outras “cositas”...

Pessoas também esquecem que celulares podem ser roubados e que senhas e bloqueios de tela são tão seguros quanto uma fechadura para um bandido. Então informações pessoais, fotos comprometedoras, conversas importantes, e-mails e tudo mais, devem ter backups em outros lugares, ou serem apagados logo depois de vistos.

Por fim, queridos leitores, é importante lembrar que infelizmente nem todos os relacionamentos são eternos e que muitas vezes a pessoa que você “ama” pode querer te usar, chantagear, se vingar, ou simplesmente por pura e má índole te expor perante amigos, seja para se vangloriar, seja para te prejudicar. Portanto, cuidado ao tirar a roupinha e ficar mandando fotos e vídeos por aí se não quer ver seu corpinho rodando pela internet no futuro. Se vemos isso frequentemente com famosos pelo mundo, imagina o tanto que isso acontece com pessoas normais.

Portanto, olhe sempre direito o que está digitando, para onde está enviando e avalie se realmente vale à pena.

Abraços e até a próxima semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Síndrome de Stendhal

A Síndrome de Stendhal é uma condição psicológica rara, mas fascinante, caracterizada por uma reação emocional intensa e quase avassaladora ...