segunda-feira, 8 de março de 2021

A Fé e a Esperança


 Fé e esperança são duas coisas distintas, apesar de por vezes serem usadas em situações similares.

Fé e quando acreditamos em alguma coisa e não precisamos ver para acreditar, por vezes sentir já é o suficiente. Temos fé quando acreditamos sem que seja preciso uma prova, uma evidência.

Esperança é quando queremos que alguma coisa aconteça e nos esforçamos, ou contamos com o esforço de outras pessoas, para que aquilo se realize.

Não devemos dizer "tenho fé que a encomenda vá chegar à tempo", porque a entrega depende de pessoas e das condições do ambiente. Devemos, portanto, dizer "Tenho esperança que a encomenda vá chegar à tempo".

Usamos a fé, via de regra, para termos religiosos, enquanto a esperança é mais para coisas terrenas mesmo.

O importante é que as duas coisas trazem um termo fundamental, acreditar. Acreditar que um dia tudo pode ser melhor, que as pessoas sejam mais empáticas, que aprendam a ser felizes sem precisar infernizar a vida dos outros, que deem sentido aos dias que passam nesse globo.

Porque aparentemente elas estão acreditando mais em lendas e mentiras do que em fatos e na ciência.

Queria ter esperança de que a educação vai ser mais valorizada e que a próxima geração não vai sair por aí espalhando mentiras e vivendo de egoísmo. Mas a situação está tão difícil, que no lugar da esperança eu já estou colocando a fé mesmo...

Sigamos, até onde der...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Síndrome de Stendhal

A Síndrome de Stendhal é uma condição psicológica rara, mas fascinante, caracterizada por uma reação emocional intensa e quase avassaladora ...