Se arrepender por ter feito algo errado é muito triste, mas ainda menos do que deixar de fazer algo que gostaria.
O medo de errar, a vergonha, preocupação com a imagem, entre tantas outras coias, acabam nos fazendo desistir de coisas, das quais nos arrependeremos no futuro.
Mas existe um arrependimento peculiar, diferente, de erros que deveríamos ter cometido. Sim, erro.
Sabemos que existem coisas ilegais, imorais ou situações que nossos valores são diferentes dos valores de outras pessoas, outros povos, ou outras culturas e etc.
Por exemplo, sabemos que é proibido passar por um cruzamento com o sinal vermelho, mas também sabemos que em determinados lugares ou horários, parar o carro pode ser perigoso.
Então precisamos tomar uma decisão, seguir a lei, ou seguir nosso instinto. Tomar uma multa ou perder o carro e ganhar traumas?
Só quem passa por situações como esta sabe como é se arrepender pelo erro que não foi cometido, quem vai mal na prova e se arrepende por não ter inventado uma doença, quem entrega um trabalho mal feito para não perder o prazo, entre tantas outras possibilidades.
Pessoas que dizem: - Se eu soubesse que ia terminar, tinha aproveitado aquela oportunidade de trair, que se arrependem por não ter vivido aventuras, para manter promessas.
Enfim, uma infinidade de possibilidades. Mas será que se você cometesse o erro, também não se arrependeria?
Nunca vamos saber, pois não existe o se...
Nenhum comentário:
Postar um comentário