terça-feira, 14 de abril de 2015

Quem é Valente e quem é covarde ?


Há pouco mais de 6 anos, em Março de 2015, um acidente aéreo tomou as manchetes dos jornais do mundo.

Um copiloto alemão destruiu, propositalmente, segundo as investigações, uma aeronave nas montanhas dos alpes franceses, levando junto com a dele mais 149 vidas.

À época, algumas pessoas próximas pediram a minha opinião profissional. visto que a imprensa declarou que o copiloto tinha transtornos mentais e tomava, ou ao menos deveria estar tomando, medicação controlada. Muitos me perguntavam " Como ele teve coragem.."

Coragem, nem de longe é a palavra correta para ser usada, na verdade o seu antônimo é a única expressão cabível, covardia.

Ao dar cabo de sua vida, ele já estaria desistindo. Poderia estar cansado de tentar, cansado de se medicar, ou tantas outras coisas que acometem as pessoas com depressão e outros transtornos, mas justamente para essas pessoas existem os tratamentos e precisa haver a luta, a valentia, a coragem para seguir, mesmo com tantos obstáculos pela frente.

Tirar a própria vida não é sinal de valentia, é fraqueza, é desistência. Assim como tirar a vida de outra pessoa. Um criminoso, seja em um latrocínio, seja em crime passional, seja para esconder os golpes das milícias, ou  um mandante de um crime para calar calar juízes ou outras pessoas, é um covarde, que não tem coragem de assumir seus erros, suas responsabilidades, seu fracasso como ser humano.

Não é valente quem por crenças idiotas saí às ruas no meio da pandemia sem usar uma máscara corretamente, é, sim, um covarde que por sua ignorância coloca em risco a vida de outras pessoas.

Não é valente aquele fortão que fica ameaçando as crianças menores na escola, é sim um "bundão" que vai sair correndo quando aparecer alguém maior que ele.

Enfim, a coragem não está em atitudes que podem prejudicar alguém, a valentia não serve quando só se pensa na força e o único covarde é aquele que foge da luta, sem ao menos pedir ajuda... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Síndrome de Stendhal

A Síndrome de Stendhal é uma condição psicológica rara, mas fascinante, caracterizada por uma reação emocional intensa e quase avassaladora ...