Já escrevi aqui em outras oportunidades como o esporte é capaz de mudar a vida das pessoas e normalmente, mudar para melhor.
Integração, estima, estímulos sensoriais, uma série de habilidades e conhecimento que podem ser notados com a frequência da prática esportiva.
Além disso, em alguns lugares do mundo, as atividades esportivas estão diretamente ligadas às atividades escolares, o que estimula a criança e aos jovens aprender, para assim poder praticar algum esporte.
Sabendo disso tudo, podemos concluir que para as pessoas com algum tipo de dificuldade ou necessidade especial, os esportes são ainda mais importantes.
Os esportes paralímpicos, que integram em eventos e competições pessoas com níveis diversos de dificuldades, sejam elas motoras, cognitivas ou físicas, dão a elas oportunidades e motivação para que seja mais fácil seguir em frente.
Justamente por isso admiro tanto os jogos paralímpicos, que mostram ao mundo pessoas que se superam, que lutam bravamente por uma melhor colocação, mas muito mais do que isso, lutam para mostrar ao mundo que mesmo com suas diferenças, são muito melhores do que grande parte das pessoas que se consideram "normais", mas nem mesmo param para agradecer por isso.
O esporte é uma ferramente poderosa de inclusão social e quando usado de forma correta, tira crianças das ruas e coloca nas quadras, nas pistas, na escolas, tira crianças com necessidades especiais, das garras da depressão, da tristeza e de tantos outros riscos graves.
Para ser melhor precisaria apenas de mais incentivo, de mais investimento, de mais atenção, mas aí é querer demais dos políticos que temos, das pessoas que fazem do seu esporte o destilamento de ódio, seja na vida social, seja nas redes sociais,
Mais esportes, mais patrocínios, mais pessoas de bem com a vida!
Boa Semana!
Nenhum comentário:
Postar um comentário