segunda-feira, 27 de junho de 2011
Ilusão
Podemos definir a ilusão como uma impressão ou sensação que não corresponde à realidade, por engano da mente, dos sentidos, ou causada por elementos externos, como outras pessoas, por exemplo.
A ilusão se forma por uma ideia ou opinião errada, um devaneio ou um sonho, um desejo, um fechar de olhos para a realidade.
Mas, na verdade, a ilusão é apenas um engano um logro uma burla que o próprio humano pode fazer contra si mesmo.
Em Psicologia, podemos dizer que a ilusão é uma percepção deformada de um objeto, de uma pessoa, até mesmo de um sentimento.
Contudo, a meu ver, tirando os casos psíquicos e patológicos, a ilusão é criada pelas próprias pessoas que teimam em não aceitar a realidade, que procuram fechar os olhos e ver o sonho que foi criado, chegando até mesmo a sentir o cheiro, o tato, ouvir sorrisos e ver as expressões de alegria que criou no seu inconsciente.
Não sou muito adepto à expressão “Fulana foi iludida por Beltrano” ou vice-versa. Prefiro dizer que “Fulana SE iludiu com Beltrano” ou vice-versa. Há uma diferença muito grande nas colocações, apesar de parecerem idênticas. No primeiro caso, diz-se que a “culpa” da ilusão foi do Beltrano, no segundo caso, assume-se que a “culpa” é da Fulana, pois foi ela que, normalmente, não conseguiu enxergar a realidade e deixou-se levar pelas impressões e sensações que ele externamente demonstrou.
Como escrevi na publicação sobre exemplos (http://elsopini.blogspot.com/2011/04/exemplos.html ), vale sempre à pena estudar as atitudes anteriores das pessoas, pesquisar e conversar com os mais velhos e experientes para verificar o que normalmente acontece em casos semelhantes e, fundamentalmente, ter sempre um “pé atrás” para coisas que se desenham perfeitas demais.
Lembrem-se sempre que, como nas mensagens subliminares, há sempre duas ou mais formas a serem enxergadas, ou interpretadas na mesma imagem e muitas vezes, existem Lobos escondido no desenho de Cordeiros.
Photo by Armand Khoury on Unsplash
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Síndrome de Stendhal
A Síndrome de Stendhal é uma condição psicológica rara, mas fascinante, caracterizada por uma reação emocional intensa e quase avassaladora ...
-
Talvez você nunca tenha ouvido falar da Doença de Urbach-Wiethe, mas além de rara, é uma doença extremamente perigosa. Ela não mata por si ...
-
Eu acho época de eleição muito chata, ainda mais para um cara chato como eu... Mas o que mais me irrita são os militantes partidários e aq...
-
Em virtude da enorme criminalidade e da falta de segurança, muito se critica o desarmamento no nosso país. Combinando o armamento pesado dos...

Elso, mestre das letras, você me botou em sinuca de bico. Como posso responder? Simplesmente não dá. abraços.
ResponderExcluirOlá Elias,
ResponderExcluirObrigado pela visita.
Abraço!